sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Saudades de um amigo


Bom dia Amados! Estou deixando um texto de autoria do meu querido amigo Alessandro. Ale, você faz muita falta, mas sei que onde está, está trilhando seu caminho com muita luz, fica com Deus meu querido e aqui no Brasil as saudades são imensas!

Um pouquinho do Timor Leste...

"Aprender a viver com os outros; não sabia o quanto essa frase é importante no momento atual que o mundo se encontra. E foi logo aqui, no mais novo país do continente asiático que fui perceber essa importância.

Bem que poderíamos tratar apenas dos aspectos culturais, étnicos, religiosos ou outro qualquer, mas existe algo diferente no ar, parece uma carência de valor que os torna, simpáticos, carinhosos, educados e acima de tudo fraternos. Fraternidade e generosidade, duas qualidades difíceis de serem encontradas espontaneamente, e dessa forma; sem mesmo saberem seu nome, suas intenções, quem você realmente é.

Estou trabalhando como professor do PROFEP(proinfantil) e no PROCAPES(graduação em ciências), mas enquanto me preocupo em ensinar conhecimentos científicos, os meus queridos alunos me ensinam a cada dia a necessidade de viver um sonho de liberdade, justiça e esperança. São antigos combatentes do período de guerra contra a Indonésia. Vinte e cinco anos de violação de todos os direitos humanos.

Parece outro mundo, as crianças do bairro onde estou dividindo a casa com mais três brasileiros, olham para nós como seres espetaculares, heróis e heroínas, fazendo questão do aperto de mão e afago nas pequenas cabeças suadas das brincadeiras de rua, e falam em voz alta e rápida com um sorriso contagiante, como tentando ganhar uma competição de percepção e atenção: “ bom dia professor”! Ou será que é: “ bom dia psor”.

Mas são todos assim, no intervalo das aulas o professor chega e senta perto de um pequeno grupo de alunos, e de repente esse grupo se torna grande, pois todos querem ouvir ou falar com um mestre. O assunto, não importa muito, pois tudo é aprendizado nesse lugar.

Mestre, nunca pensei que pudesse me sentir assim, aqui o professor é um mestre na mais real das concepções.

Por isso é difícil aprender a viver com eles, não estava preparado para esse golpe de valorização.

“Simplicidade e humildade, os últimos degraus da sabedoria”. Se isso realmente for verdade, então estamos no lugar dos sábios de espírito.

Alessandro Batista de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário