quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tudo é culpa do Raul!

Bom dia amados! Hoje acordei mais cedo do que o verdadeiro costume. A volta do calor e a inquietude de pensamentos, tem encurtado minha relação de cumplicidade com a cama (isto é muito raro...rsss). Me desculpem o egocentrismo, mas hoje pela manhã me lembrei de fazer um retrospecto de minha vida, enquanto tentava massagear meu ego. Alguns dizem que este exercício se chama auto afirmação,outros arrogância, mas ora, de vez em quando precisamos fazé-lo, tente você também juntamente comigo, e verá como isto faz bem ao coração e a mente. Reafirmar as conquistas e projetar novas metas, há de ser necessário correr este risco. Fiquei pensando também em Raul Seixas, com aquela linda letra que nos fala ao coração : "Eu devia estar contente,porque eu tenho um emprego,sou um dito cidadão respeitável e ganho quatro mil cruzeiros por mês..." Raul com esta letra,nos deixa literalmente sem graça, e nos faz pensar em várias coisas, e nos tira do poderoso trono de conforto. Aí, fico pensando na minha existência, ainda curta e tento improvisar, é claro sem a glória de Raul, algumas reflexões. Eu deveria amados, estar contente por tantas coisas dentre elas a benção da saúde, do bem estar, do conforto, o alimento, o emprego dito estável, a amizade das pessoas, o amor das pessoas que amo e outras diversas positividades que tenho conquistado. Mas Raul, com esta letra tão profunda, acaba me tirando a paz e fico pensando na mulher maltrapilha, com a criança no colo aparentemente faminta, que avistei ontem. Fico pensando também nas famílias desamparadas, e nas tantas pessoas que vivem à margem de uma sociedade, em que o egoísmo, hoje é visto como virtude, em função de tentarmos seguir uma filosofia intitulada como "The best". Poxa, Raul !Esta sua música, não me deixa ser otimista, quando lembro que mesmo com a saúde em perfeita harmonia, vivo em um mundo doente, onde a criança que vive em cada esquina, não sabe o que é amor, onde o idoso é tratado com escárnio e descrédito, e o trabalhador, muitas vezes não pode levar para casa um pão fresco com leite, para aqueles que mais amam. Talvez você, esteja se perguntando o porquê da dramaticidade das palavras, mas se você se permitir refletir na letra, Raul também há de te perturbar, e se não se sentir realmente incomodado, é realmente preocupante! Peço que pelo menos hoje, e ainda nestes tempos de política gritante, não sejamos tão otimistas. Boa Quinta a todos , e que Deus nos abençõe!


Ouro de tolo


"Eu devia estar contente por eu ter um emprego
Sou o dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês
E devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz porque
Eu consegui comprar um corcel 73
E devia estar alegre, satisfeito
Por morar em Ipanema depois de ter passado fome
Por dois anos, aqui, na cidade maravilhosa
Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto ou quanto perigosa
Eu devia estar contente por ter conseguido
Tudo o que eu quis, mas confesso
Abestalhado que eu estou decepcionado
Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto, e daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes pra conquistar
E eu não posso ficar aí parado
Eu devia estar feliz por o Senhor ter me concedido
Um domingo pra ir com a família no jardim zoológico
Dar pipoca aos macacos
Ah, mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro, jornal, tobogan
Eu acho tudo isso um saco
É você olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
Que só usa dez por cento de sua cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor
Padre ou policial que está contribuindo com sua parte
Para o nosso belo quadro social
Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas embandeiradas
Que separam os quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador"

Raul Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário